DATA

25, 26 e 27 de JULHO

SÃO PAULO

Descrição

Estimativa de incerteza de medição.

Público Alvo

Profissionais que buscam estimar a incerteza de medição das amostragens e ensaios em matrizes ambientais, especificamente na área de GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS.

Objetivo

A estimativa da incerteza de medição é uma exigência da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 para laboratórios que buscam acreditação ou já são acreditados nesta norma. A qualidade e a confiabilidade metrológica de um resultado de medição devem ser expressas por meio da sua incerteza de medição. Este curso tem por objetivo apresentar as ferramentas necessárias para capacitar seus participantes no cálculo da estimativa de incerteza de medição especificamente para amostragem e ensaio em matrizes ambientais para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Conteúdo

TEORIA


- Importância da Metrologia para a Qualidade.
- Metrologia, medição e sua complexidade.
- Vocabulário Internacional de Metrologia - VIM 2008, conceitos pertinentes à medição (Sistema Internacional de Unidades - SI, erro sistemático, erro aleatório, repetibilidade, precisão intermediária, reprodutibilidade).

- Estimativa de Incerteza de Medição
- Estimativa de incerteza de medição segundo o Comitê Conjunto para Guias em Metrologia (JCGM 100:2008) - Guia de Incerteza de Medição, GUM:1995.
- Avaliação Tipo A da incerteza de medição.
- Avaliação Tipo B da incerteza de medição.
- Determinação da incerteza padrão combinada.
- Fórmula de Kragten.
- Incertezas relativas.
- Graus de liberdade efetivos.
- Determinação da incerteza de medição expandida.
- O método Monte Carlo (MMC).
- Comparação entre resultados obtidos pelo JCGM 100:2008 - GUM:1995 e o MMC.
- Compatibilidade entre resultados de medição.

 

PRÁTICA

- Fornecimento de Planilha com o mapeamento das variáveis para amostragem e ensaios físico-químicos;

- Exercícios práticos e elaboração de planilhas de incerteza;

- Incerteza de Amostragem conforme NIT-DICLA 57;

- Validação da Planilha.

Incluso

Material didático;

Planilha de Incerteza com as variáveis de amostragem em matrizes ambientais mapeadas;

Coffe Break.

Duração

24 horas.

Investimento

R$1.600,00

Instrutor

Celso Pinto Saraiva

Tem experiência na área de Engenharia e Ciência dos Materiais, com ênfase em metrologia aplicada e desenvolvimento de técnicas de medição e automação de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: Caracterização de dispositivos e sistemas, Metrologia elétrica e óptica aplicada em processos, técnicas de calibração e de ensaio, métodos estatísticos no laboratório e incerteza de medição. Possui patente requerida junto ao INPI para medidor eletrônico de energia operando em plataforma smart-grid. Coordenou diversos projetos de expansão e implantação de laboratórios no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), com financiamento da FINEP e de outras instituições de fomento. Atua também na área de implantação, Gestão e avaliação (auditoria) de Sistemas da Qualidade pelas normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ISO 9001 e desenvolve atividades de ensino e pesquisa no CTC/ UNICAMP. É avaliador de laboratórios do Inmetro (ensaios e calibração).

Please reload

CONTATO

  
Av. Doutor José Bonifácio Coutinho Nogueira,150
Térreo – Jd. Madalena
Campinas - SP
CEP: 13091-611
019 - 3578-1229
contato@soldiambiental.com.br